«

»

out 31

Especial de Halloween – O Estilo Found Footage de Filmes de Horror!

blairwitchproject

Primeira postagem especial para o Halloween deste ano! Irei falar um pouco sobre o estilo de filmes de horror “Found Footage” que traduzindo fica “Filmagem encontrada”. Ele surgiu nos anos 80. Ele também é conhecido popularmente como handcam (câmera de mão), devido à maneira que as filmagens são realizadas. Neste tipo de filme, uma pessoa ou um grupo de pessoas realizam filmagens em estilo amador com filmadoras, enquanto exploram um local ou investigam algum mistério numa área geralmente isolada. Apesar do conceito poder ser utilizado em outros tipos de filmes, ele é predominante em filmes de terror.

Histórico

O primeiro filme que deu relevância ao estilo foi “Holocausto Canibal”, um filme italiano de 1980. Nele, um grupo de cineastas americano se perde na floresta amazônica e precisa ser resgatado. Um antropólogo chamado Harold Monroe (Robert Kerman) é encarregado do resgate e registra tudo em vídeo.

Mas o filme que realmente colocou o Found Footage nos olhos do público foi “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project), um filme independente lançado em 1999. O enredo conta a estória de três jovens que supostamente haviam desaparecido no ano de 1994, enquanto produziam um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. As filmagens foram encontradas tempos depois e expostas ao público pela polícia (Fonte: Cinéfilos).

A grande sacada deste filme está na jogada de marketing dele. Devido ao estilo amador das filmagens e da própria falta de divulgação de informações sobre o filme, criou-se uma tensão no público. Muitos se perguntavam se o que haviam visto era uma obra de ficção ou algo que havia acontecido de fato. Graças a isso, o filme fez um grande sucesso. Apenas aos poucos que foi revelado que a produção era, de fato, uma obra profissional de ficção. O filme teve um orçamento baixo (60 mil dólares), mas alcançou um faturamento de cerca de 140 milhões de dólares. A produção ganhou uma sequência em 2000 num estilo mais tradicional, mas acabou sendo um fracasso.

O Boom do estilo

O Found Footage teve seu momento de maior notoriedade por volta de 2007. Nesse período foram lançados alguns filmes nesse estilo que foram aclamados pela crítica e público. Os maiores exemplos são Atividade Paranormal e REC. Eu cheguei a assistir o primeiro Atividade Paranormal no cinema e saí impressionado. Fiquei realmente em dúvida se aquilo havia sido ficção ou realidade.

atividade-paranormal-capa

No entanto, o bom momento foi curto. Devido ao baixo custo de produção e dependência apenas de uma boa atuação para se tornar convincente, houveram muitos lançamentos neste estilo durante o período. A maioria fracassou, devido a atuações fracas e enredo medíocre. A chuva de sequências da franquia Atividade Paranormal também não ajudou. A cada novo lançamento essa série foi ficando cada vez pior e sem noção. Chegou ao ponto do filme mais recente não passar de uma cópia do filme clássico “Poltergeist”.

Minha Opinião

Eu gosto bastante deste estilo de filme. A filmagem amadora e os ambientes e locais misteriosos explorados nestes fimes deixam tudo muito bacana de se ver. Também permite, de certa forma, uma maior aproximação de quem está assistindo com o filme. Isso se deve ao fato das filmagens passarem uma perspectiva de primeira pessoa, o que dá a impressão de que você está lá e filmando os eventos. É muito fácil se encaixar na posição de cameraman e imaginar o que você faria em tal situação.

É difícil fazer a recomendação de filmes neste estilo. Não por não serem bons, mas sim porque eles perderam um bocado da magia ao serem confirmados como obras fictícias. O melhor momento para se ver um filme deste tipo é no lançamento e no cinema mesmo. Mas eu ainda recomendo para quem gosta de filmes de horror e quer ver filmes deste tipo, o primeiro Atividade Paranormal, o primeiro REC, A Bruxa de Blair e também o filme Fenômenos Paranormais.

fenomenosparanormais

Gostou do post? Então deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos! E lembre-se de nos seguir nas redes sociais!

 

Compartilhe isto:
%d blogueiros gostam disto: