«

»

set 29

Jogos Independentes: Steam Greenlight e Acesso Antecipado

Steam Greenlight

Olá leitores. Hoje trago uma postagem mais voltada para um estilo informativo. Como vocês devem ter notado eu gosto muito de jogos indie. Portanto, eu resolvi trazer alguns artigos voltados a prover informação aos visitantes sobre o mercado de jogos independentes. Assim vocês poderão ver esses projetos de uma maneira mais clara e facilitar suas decisões de comprar ou não jogos deste tipo. Eu já fiz uma postagem explicando o que são jogos independentes, então eu recomendo a leitura para quem ainda não viu.

O que são?

O Steam Greenlight e o acesso antecipado são ferramentas oferecidas pela Valve na sua plataforma de venda de jogos. Elas visam proporcionar a publicação de games, interação com clientes e fornecimento de feedback aos desenvolvedores. Eles são majoritariamente utilizados por produtores independentes como uma forma de publicar e desenvolver seus projetos ainda nas fases iniciais. Ou seja, são uma forma de incentivo para pequenos produtores. O objetivo principal é  permitir a eles o desenvolvimento de seus produtos, através da aproximação com o cliente final. Um outro exemplo é o financiamento coletivo, do qual já falei na outra postagem.

Greenlight: como funciona e quais são suas vantagens e desvantagens?

O Greenlight é uma porta de entrada para que produtores pequenos possam mostrar seus projetos para a comunidade de jogadores Steam. Eles apresentam um trailer em vídeo, imagens e uma descrição do produto, de modo a mostrar a pessoas interessadas o potencial do projeto. A partir daí cabe à própria comunidade decidir se ele vai ser aprovado ou não. As pessoas votam positiva ou negativamente e, se o produtor alcançar uma determinada meta de aprovações estipulada pela plataforma, ele ganha o direito de ter uma página na loja Steam.

É uma ótima maneira de um desenvolvedor independente se aproximar de seus clientes em potencial e mostrar o seu talento. O feedback recebido proporciona uma nova visão sobre o que está sendo feito, o que está certo e o que precisa ser melhorado. Independente do projeto ser aprovado ou não, o aspecto mais importante é justamente permitir que quem vai comprar seu jogo no futuro mostre os pontos positivos e negativos do seu trabalho, de maneira que mudanças importantes e positivas possam ser feitas. Obviamente, cabe ao produtor aceitar as críticas recebidas ou não.

No entanto, é fato que o Greenlight possui uma série de falhas. Apesar de não ocorrer com frequência (ou ao menos não ser noticiado), podem sim ocorrer casos de perseguição por parte de pessoas mal intencionadas querendo prejudicar o trabalho dos outros por pura desafeto ou simples malevolência. E outro problema é a baixa qualidade dos títulos aprovados no programa. Muitas pessoas votam positivamente só por votar. Eles não param realmente para avaliar o que está sendo proposto. Olham apenas o tema e pronto. Já em outros casos, as pessoas aprovam projetos apenas para poluir o acervo de jogos da Steam, por achar engraçado ou divertido.

Isso ocorre, porque a Valve não fiscaliza, de fato, o Greenlight. Eles apenas avaliam o projeto do produtor e se o mesmo estiver dentro das normas do programa o liberam. A partir desse ponto, tudo fica nas mãos dos jogadores.

Chroma Squad

Chroma Squad, um jogo brasileiro independente de sucesso aprovado no Greenlight.

Acesso antecipado

O acesso antecipado é uma outra opção para desenvolvedores independentes. Basicamente, a Steam permite que produtores vendam seus jogos ainda nas fases inicias de produção, contanto que o mesmo possua conteúdo suficiente para ser considerado jogável. A principal vantagem é o incentivo financeiro que o produtor recebe de seus clientes ainda nas fases iniciais do trabalho, o que permite que ele invista ainda mais no desenvolvimento do mesmo. E também há o incentivo para a participação dos jogadores no processo de produção, através de sugestões e críticas construtivas. Os jogadores também podem relatar bugs no jogo. Isso permite também que o game conquiste uma base de fãs que o compartilharão e ajudarão no marketing do mesmo.

Muita gente vê o acesso antecipado de maneira negativa por achar que se trata apenas de uma maneira dos produtores obterem lucro através da venda de produtos inacabados. De fato, há sempre a possibilidade de um problema deste tipo acontecer. Novamente, falta fiscalização por parte da Valve. Um produtor pode simplesmente abandonar um projeto sem dar qualquer satisfação e quem comprou pode ficar no prejuízo. Há um risco para o jogador que investir.

No entanto, essa não é a intenção dessa ferramenta. Ela, na verdade, provê uma maneira verdadeira de grandes projetos se desenvolverem a níveis de grande excelência. É preciso apenas prestar atenção aos fóruns do jogo na Steam e ao feedback de outros jogadores. Tendo esse cuidado é possível, de fato, saber se o game é sendo atualizado de maneira constante. Exemplos de jogos de sucesso que se desenvolveram através do acesso antecipado são Nuclear Throne, Crypt of the Necrodancer e Starbound.

Nuclear Throne

E você caro leitor? O que achou do post? Qual a sua opinião a respeito das ferramentas utilizadas por produtores independentes? Deixe sua opinião aí nos comentários e siga-nos nas redes sociais! Inscreva-se para receber novas postagens por e-mail!

Compartilhe isto:
%d blogueiros gostam disto: