«

»

ago 27

Minha Opinião: Risk of Rain, um Roguelite de Sobrevivência!

risk of rain

Risk of Rain é um jogo Roguelite de ação e plataforma, no qual você assume o controle de um sobrevivente de uma queda de uma nave espacial de transporte de cargas num planeta desconhecido e cheio de criaturas hostis. O objetivo é encontrar um teletransportador oculto em algum lugar da fase (o teletransportador nunca aparece no mesmo local), ativá-lo e então sobreviver ao ataque de hordas de inimigos até que o tempo se esgote. Então, o jogador pode usar o dinheiro adquirido ao matar inimigos para comprar itens em baús e outros objetos para aumentar seu poder ofensivo e defensivo para sobreviver às próximas áreas.

Desenvolvedores do game

O game foi criado e desenvolvido de maneira totalmente independente por dois estudantes americanos da Universidade de Washington, Paul Morse (designer chefe) e Duncan Drummond (artista e programador). Os dois, obviamente, são apaixonados por games e decidiram fundar a Hopoo Games durante o processo de desenvolvimento do jogo. A parte sonora foi produzida por Chris Christodoulou (https://chrischristodoulou.bandcamp.com/).

Estilo visual

Risk of Rain possui um estilo gráfico retrô bem próximo aos jogos da era 16 bits. No entanto, estamos falando de um jogo para computadores. Muita coisa acontece na tela ao mesmo tempo e o número simultâneo de inimigos é enorme passando as vezes de mais de 100! Nas versões iniciais do game, o motor gráfico do mesmo não suportava bem a quantidade de coisas processadas simultaneamente e havia muita queda de frames e instabilidade, especialmente em fases mais avançadas ou partidas mais longas. Entretanto, o jogo foi eventualmente portado para uma versão mais atualizada, o Gamemaker Studio e isso resolveu a maior parte dos problemas. O jogo mantém a taxa de frames fixa em 60 fps quase o tempo todo, a não ser em partidas nas quais o jogador tenta deliberadamente fazer o jogo atingir seus limites (chamado por jogadores de Roguelites de “breaking runs”).

Trilha Sonora

As músicas são ótimas e ambientam muito bem as fases e cenários do jogo. Eu acho bem legal o fato de haverem várias músicas únicas para batalhas contra chefes e cada uma traz um tom diferente para a situação. Existem músicas tranquilas e também mais energéticas e empolgantes e cada uma se adequa perfeitamente às situações que o jogador enfrenta.

 

Ainda em relação à parte sonora, eu preciso mencionar o fato de que cada criatura no jogo possui sons específicos que os identificam e os diferenciam uns dos outros e isso é bem legal. Não há dublagem ou vozes para os personagens humanos, no entanto. Isso pode ser positivo ou negativo, vai depender do seu ponto de vista. Eu, particularmente, não sinto falta de vozes em Risk of Rain. Elas não são muito necessárias. A ambientação já é muito bem feita e não há necessidade para dublagem.

O enredo confuso de Risk of Rain

O enredo é um pouco complicado de explicar. Eu mesmo ainda não consegui entender direito o que se passa no jogo. Basicamente, uma nave de transporte de cargas é atacada por um ser com grandes poderes e acaba por cair num planeta hostil e desconhecido com apenas um sobrevivente. Esse sobrevivente começa a juntar itens que estavam na nave de carga e se espalharam pelo planeta para ajudá-lo a lidar com esse mundo perigoso onde tudo e todos querem matá-lo por sabe-se lá qual razão. Eventualmente, o sobrevivente encontra a nave de carga que ainda está operacional por alguma razão e confronta Providence, o responsável pela queda da nave. O sobrevivente mata o invasor e usa a nave para escapar do planeta. E foi basicamente isso que eu consegui entender.

O jogo não explica diretamente o que está acontecendo. Ao longo das partidas, você coletará, aleatoriamente, logs (ou textos). Estes explicam mais sobre cada criatura no jogo através do ponto de vista do sobrevivente. É a partir destes que o jogador pode tentar decifrar o que está acontecendo no enredo. Ou seja, é você quem tem que interpretar a história. Obviamente, enredo nunca foi o foco dos desenvolvedores no projeto e sim o fator gameplay e diversão. Eu fiquei um pouco desapontado pela falta de explicação mais direta dos eventos do jogo. Os textos coletados realmente criam toda uma ambientação e tensão em torno dos eventos do jogo. Eu sinto como se ele não tivesse sido completado sem essas explicações. E o jogo está apenas em inglês. Não há versões em português, infelizmente.

lemurian

Jogabilidade

O jogo se destaca na parte de gameplay. Os controles são fluentes e há suporte para gamepad. O game possui elementos de RPG, ação e plataforma. A parte de plataforma é bem limitada e não é tão boa em certas áreas como na fase Hive Cluster, mas não chega a atrapalhar. Existem 11 classes de personagens disponíveis para se jogar, mas apenas a classe Commando está disponível inicialmente. As outras precisam ser destravadas. Cada personagem possui quatro habilidades únicas que os diferenciam muito bem uns dos outros e cada classe possui forças e fraquezas que o jogador precisará aprender para se dar bem.

Dificuldade brutal

A coisa que diferencia Risk of Rain de outros títulos similares no mercado é a escala de dificuldade. No lado direito da tela durante as partidas há uma barra que se preenche com o passar do tempo. Essa barra demonstra o nível atual de dificuldade do jogo. Quanto mais o tempo passa mais difícil o jogo fica, pois inimigos ganham mais vida e versões elites (inimigos normais com habilidades especiais) aparecem mais frequentemente. Uma coisa que o jogador precisa lembrar é que o personagem é um sobrevivente. Você não é o Rambo. É preciso usar todos os tipos de táticas para se manter vivo como bater e correr ou mesmo se esconder em um local seguro. É por isso que eu chamei este jogo de “um Roguelite de sobrevivência”. Tente “tankar” um grupo de inimigos e você provavelmente morrerá rapidinho.

A barra em si é apenas um indicador, ela não controla a dificuldade em si. Mesmo se a barra ficar completamente preenchida (isso ocorre aos 27 minutos na dificuldade Monsoon), isso não significa que o jogo atingiu o pico de dificuldade. Na verdade, a dificuldade neste jogo escala infinitamente. Isso quer dizer que mesmo que se passem horas o jogo ainda vai ficar mais e mais difícil. Portanto, o jogador precisa procurar um equilíbrio entre velocidade e coleta de itens, pois quanto mais você demora mais difícil o jogo se torna. Mesmo que você junte muitos itens a dificuldade ficará fora de controle e você encontrará muita dificuldade para lidar com os inimigos. Por outro lado, se você for rápido demais e deixar itens pra trás, estará fraco demais para lidar com as fases mais avançadas do jogo. Pois é, este game possui um bom nível de tática.

Fator replay

O game possui poucas conquistas, mas há uma grande variedade de itens para serem destravados. Também há desafios específicos para cada classe de personagem. E a última coisa a se mencionar são os artefatos. Estes são itens especiais que podem ser coletados nas fases e eles destravam opções adicionais de gameplay que adicionam grande variedade e longevidade ao jogo, pois existem várias combinações possíveis que alteram a jogabilidade e dificuldade do mesmo. Por exemplo, o artefato Honor (honra) faz com que todos os inimigos do jogo sejam elites, o que deixa o jogo ainda mais difícil. Ou o artefato Command (comando) que faz com itens não sejam mais aleatórios, o que permite que o jogador escolha cada item que irá comprar e faça todos os tipos possíveis de combinações no jogo. Isso deixa o game com um fator replay insano e, sem dúvida, que proporciona muitas horas extras de diversão.

Considerações finais

Risk of Rain é um jogo extremamente difícil, mas que possui uma curva de aprendizado relativamente simples. O mais importante é que é muito divertido e cheio de ação. Também é possível jogar online com amigos ou em cooperativo local. O game proporcionará horas e mais horas de diversão e muito desafio! Esteja preparado para morrer muito! O jogo é desafiador, mas não é impossível. Sem dúvida, um dos melhores jogos que possuo na minha biblioteca Steam e um que eu recomendo bastante. O jogo custa R$ 19,99. Não é o mais barato, mas também não é caro. Clique aqui para visitar a página do jogo na Steam.

E você? Já jogou este game? Gostou dele? O que achou da análise? Deixe sua opinião aí nos comentários e lembre-se de nos seguir nas redes sociais! Inscreva-se para receber nossas postagens por email!

 

Compartilhe isto:
%d blogueiros gostam disto: