«

»

jun 22

Gamer Nostálgico: 25 Anos de Sonic the Hedgehog! Sonic 2! (Segunda Parte)

box art de sonic 2

Olá para todos! Nesta segunda parte do meu especial em comemoração aos 25 anos do Sonic estarei comentando sobre minha experiência com o segundo jogo da série, Sonic the Hedgehog 2, considerado por muitos como o melhor game da franquia (não é o meu caso).

Gerações atrasado

Como eu havia mencionado na primeira parte, eu só pude ter um videogame no final de 1998. Nessa época o Playstation e o Nintendo 64 eram os consoles dominantes, enquanto o Sega Saturn ficava bem pra trás na concorrência. O Super Nintendo e o Mega Drive já haviam sido descontinuados e o Dreamcast já havia saído no Japão e dado início à geração 128 bits de consoles. Eu me lembro de ter visto na TV, especificamente no SBT, as primeiras imagens de Sonic Adventure. Foi numa promoção realizada num outro desses programas infantis do anos 90, a TV CRUJ. Quem aí lembra desse programa? A promoção ia dar um Dreamcast ao vencedor e as imagens mostravam o Sonic Adventure rodando no console. Eu fiquei impressionado demais com aquilo! Parecia coisa de outro mundo!

Enfim, o fato é que a geração 16 bits já havia acabado há bastante tempo e mesmo com a Tec Toy ainda fabricando e dando suporte ao Mega, o tempo dele já havia passado. Para conseguir novos jogos era necessário muita pesquisa ou simplesmente ter sorte de encontrar um lugar que vende-se jogos usados. E foi isso que eu encontrei. Tem um local aqui em Recife (sou de Pernambuco), onde tem basicamente um camelódromo de jogos. Era lá que eu e minha mãe procurávamos pelos jogos. Sonic 2, sendo um dos melhores e mais reconhecidos jogos do Mega Drive, não era difícil de encontrar e nem era muito caro também. Se não me engano, nós compramos o cartucho por 20 reais.

fita do sonic 2

A fita que eu tinha era igual a essa.

Como conheci o Sonic 2

Eu já havia conhecido o jogo antes de obtê-lo, no entanto. Eu tinha um colega na escola que também curtia muito jogos e ele tinha um Mega Drive e praticamente todos os jogos do ouriço, com exceção do Sonic 3D Blast que, por sinal, é a única fita do Sonic que tenho até hoje. Comentarei mais sobre isso em outra postagem. Esse meu amigo tinha até a fita do Sonic & Knuckles com o encaixe na parte de cima para acoplar os cartuchos de Sonic 3 e Sonic 2! O que importa é que eu já havia conhecido quase todos os jogos do Sonic no Mega antes de comprá-los, portanto, eu já sabia o que me aguardava.

Eu joguei este game bastante também. Entretanto, eu já tinha obtido muita experiência ao jogar Sonic 1. O fato é que o Sonic 2 não mudou tanto em relação ao primeiro em termos de controles. Eu acabei terminando ele muito mais rápido do que o tempo que levei para terminar o primeiro jogo. Eu não tinha muitas opções de jogos na época e acabei por enjoar, após jogá-lo (e finalizá-lo) umas trocentas vezes.

Decisão precipitada

No entanto, eu tomei uma decisão da qual me arrependo até hoje. Eu pedi a minha mãe para irmos ao camelódromo para ver se conseguíamos trocar a fita do Sonic 2 por algum outro jogo. Acabei trocando ela por uma fita do Golden Axe II. Não me entenda mal, eu gostei bastante do Golden Axe II.  Joguei  ele por muito tempo, mas também me cansei eventualmente. Essa fita do GA II também era um pouco problemática. Por alguma razão, ela não reconhecia o controle de seis botões que eu tinha. Pior ainda que quando fiquei com vontade de jogar o Sonic 2 de novo eu já não tinha mais o cartucho. Eu só pude voltar a jogá-lo anos depois quando comprei meu primeiro computador e tive acesso a emuladores.

A moral da história é que é preciso considerar bem antes de fazer uma troca. Acabei ficando sem meu cartucho e sem acesso ao jogo graças a minha decisão precipitada. Felizmente, hoje em dia posso jogar esse clássico a hora que quiser e onde quiser.

Na próxima postagem falarei sobre o Sonic 3 e o Sonic & Knuckles, dois jogos que são apenas um e que são os meus favoritos da série clássica.

E você? Qual a sua opinião? O que você acha do Sonic the Hedgehog 2? Deixe seu comentário aí embaixo!

Compartilhe isto:
%d blogueiros gostam disto: