«

»

ago 28

Gamer Nostálgico – Grandia, um grande clássico dos JRPGs

Grandia

Como eu havia publicado anteriormente, dia 24 foi lançado no Steam, Grandia II Anniversary Edition em homenagem aos 15 anos do lançamento deste jogo no Dreamcast. E nada melhor do que aproveitar este grande momento para falar desta série clássica pela qual eu tenho um grande apreço.

Grandia é uma série de JRPG com um grande foco no desenvolvimento do enredo (com uma exceção), dos personagens e também do gameplay. Em todos os jogos da série principal usa-se um sistema de batalha por turnos, mas ao contrário de outros jogos do gênero após selecionar uma ação a movimentação em combate passa a ser em tempo real, ou seja, os personagens correm pelo campo de batalha até o alvo selecionado para executar uma ação podendo inclusive se cansar de correr, caso seu status MOV seja muito baixo e o alvo esteja muito longe causando efetivamente a perda do turno.

Sistema de batalha

Esse é o grande brilho da série. O sistema de batalha envolve uma série de variáveis que precisam ser levadas em consideração antes de selecionar uma ação. Uma das mecânicas é a possibilidade de cancelar ataques inimigos usando o comando Critical, mas apenas se o ícone do inimigo na barra de IP estiver entre o COM (Command, inserção de ações) e o ACT (realizar a ação).

A barra de IP (Initiative Point, ponto de iniciativa) está presente nos quatro jogos principais da série. Ela mostra ícones para os personagens do seu grupo e para os inimigos. Os turnos são determinados por essa barra. Quando o ícone de um personagem chega ao COM, é a hora de escolher o que ele vai fazer neste turno. Depois de selecionar a ação o ícone do personagem move-se em direção ao ACT. Quando alcançar este ponto ele realiza a ação escolhida. Após isso o ícone do personagem retorna ao início da barra de IP e move-se novamente em direção ao COM.

grandiabattle

Não vou entrar em grandes detalhes sobre outros aspectos do jogo, já que este post não é uma análise. Eu resolvi apenas explicar um pouco do sistema do jogo para mostrar um pouco do funcionamento do mesmo e seus pontos mais fortes.

Como conheci a série Grandia

Eu conheci a franquia Grandia há muito tempo atrás. Eu me lembro que eu estava andando pela cidade procurando uma loja que vendesse jogos de PS1 para comprar um jogo e testar um emulador no computador em casa. É, eu não tive um Playstation, apenas joguei via emuladores. Enfim, minha intenção era comprar o Chrono Cross (outro grande RPG do PS1), mas na loja que fui não tinha o jogo. O vendedor, não querendo perder um cliente em potencial, me mostrou o Grandia e, com uma boa conversa, me convenceu a levar o jogo. Devo agradecer sinceramente a essa pessoa, onde quer que esteja, pois este jogo rapidamente se tornou um dos meus favoritos e até hoje considero um dos dez melhores que já joguei.

Tendo apreciado tanto o primeiro jogo, eu logicamente tinha de jogar de qualquer maneira os outros jogos da série. Eu também joguei o Grandia II através de um emulador, desta vez o de Dreamcast. E, como era de se esperar, também gostei demais desse jogo. Muitos consideram o Grandia II como o melhor jogo da série, mas sinceramente eu devo dizer que o primeiro tem um lugar especial no meu coração de gamer e Grandia II não conseguiu tomar o seu espaço.

Grandia-II-battle

Franquia começa a enfraquecer

O terceiro jogo da série, Grandia Xtreme, foi um dos primeiros jogos que obtive quando ganhei o Playstation 2. Sim, Grandia 3 não é o terceiro jogo da franquia. Grandia Xtreme é considerado um spin-off. Entretanto, como ele mantém o núcleo da série intacto, creio que torna-se relevante para a franquia. Este jogo deixou de lado a questão do enredo e focou mais nas mecânicas de jogo tornando-se um Dungeon Crawler (explorador de calabouços). Este é um tipo de jogo no qual o jogador pode revisitar áreas pelas quais já passou com o intuito de obter mais experiências e itens para progredir.

Uma das coisas que eu mais havia curtido nos dois primeiros foi justamente o enredo deles. O primeiro jogo começava com uma história bem simples e até um infantil, mas ela crescia bastante a medida que se avançava tomando proporções inimagináveis. E o segundo jogo trouxe um enredo mais sério e cheio de momentos de tensão que me deixaram muito empolgado em avançar pelo jogo só pra saber o que ia acontecer.

Grandia Xtreme, no entanto, deixa tudo isso de lado e apresenta um enredo simplístico e previsível. Os personagens também não são muito interessantes. Não tenho do que reclamar no aspecto gameplay, no entanto. Tudo de bom que já havia sido implementado no primeiro em relação à jogabilidade só foi melhorado nesse. O game não me cativou por completo sendo que ainda não o terminei completamente. Só fechei a primeira parte. Ainda falta o Eternal Corridor (última dungeon) pra terminar de vez.

grandiaxtremebattle

O mais belo, porém mais fraco

Por fim, temos Grandia 3. Este é o título mais bonito da série em termos de gráficos e efeitos visuais. No entanto, novamente o jogo pecou por ter um enredo fraco e personagens sem graça. Mas, de novo, ele melhorou ainda mais o gameplay adicionando mecânicas super legais como os combos aéreos. Eu fechei ele duas vezes. É muito divertido de se jogar, mas eu esperava mais do enredo.

Grandia_III

Ah, e vale a pena mencionar que o maior pecado da série que havia sido parcialmente corrigido em Grandia Xtreme voltou com força total neste jogo: a linearidade. Os jogos da série Grandia são EXTREMAMENTE lineares. Grandia Xtreme permitiu que o jogador selecione quais personagens ele quer usar, mas foi apenas isso. De resto, todos os jogos da série seguem linhas retas. Sem exploração, poucas sidequests (missões secundárias e opcionais). Até mesmo o grupo de personagens que o jogador vai usar é pré-determinado pelo progresso do enredo. Se você não gostar de certo personagem, vai ter que engolir o fato que terá de jogar com ele.

Considerações finais

Em termos gerais, a série Grandia começou muito bem e decaiu ao longo do tempo. Estamos prestes a completar quase 10 anos  do lançamento de Grandia 3 e não há sinais de um Grandia 4. Isso me entristece um pouco, pois ainda tenho um grande carinho por esta série. Ela me proporcionou muitas horas de diversão. Espero que ela volte no futuro e possa se estabelecer como uma das grandes séries de JRPG. Este gênero está um pouco enfraquecido no ocidente e precisando de mais títulos bons para representá-lo.

Gostou do post? Deixe sua opinião abaixo e lembre-se de nos seguir nas redes sociais! Inscreva-se para receber nossas postagens por email!

Compartilhe isto:
%d blogueiros gostam disto: