«

»

ago 03

É a aparência que importa?

Aparência importa?

A pergunta do título desse post todo mundo já ouviu, não é nenhuma novidade esse tipo de pensamento. Aparência versus conteúdo esta para o bem versus o mal, esta para a luz versus a escuridão, e a balança que pesa essa diferença entre os dois aspectos, julgando-os como positivos ou negativos, esta em nossos julgamentos diários.

Impossível alguém que afirme, sem estar sendo hipócrita, que nunca “julgou o livro pela capa”. Mas o que esse julgamento realmente esconde, ou revela, é uma longa lista de preconceitos que assimilamos durante nossa vida, com (ou com a falta de) nossas experiências. Olhar o exterior é, sem dúvida, o primeiro acontecimento. Impossível não olhar pra alguém (agora estou de falando de pessoas) e não ter uma imediata impressão. Seja positiva ou negativa.

Estereótipos

Nos agarramos nos conhecimentos (e preconceitos) ao dar uma olhada longa (ou de lado) pra um desconhecido que se aproxima e nossa balança faz o instantâneo julgamento. Nosso subconsciente busca todas as referências e “pimba”: traçamos um perfil. E aquele fulano (ou fulana) se torna o “alto”, o “baixo”, o “gordo”, o “magro”, o “bonito”, o “feio”, o “careca”, o “cabeludo”, o “branco”, o “preto”, o “estrangeiro”, o “mal vestido”, o “bem vestido”, “o “rico”, o “pobre”, o “crente”, o “roqueiro”, a “puta”, a “santa”… Enfim, todos sabem quais os prejulgamentos que fazemos.

As aparências enganam

Mas se antes de fazer qualquer julgamento através da aparência a gente conhecesse as pessoas? Tipo, se a gente pelo menos as ouvisse, descobrisse o que elas são por elas, será que as descreveríamos bem? Bem, a Coca-Cola fez o teste com um grupo de seis desconhecidos no escuro.

No vídeo os homens sentam-se em uma mesa num escuro completo e falam de si, enquanto os outros falam como os imaginam, e “o que acontece no final”? Eles descobrem que estavam errados que “rótulos são para latas e não para pessoas”. Uma lição válida, bonita e que deveríamos levar em nossa vida…

Tem algo pra falar sobre isso? Deixa sua opinião.

Compartilhe isto:
%d blogueiros gostam disto: